Thursday, January 17, 2008

ARLA/CLUSTER: Base de dados do Gabinete Europeu de Radiocomunicações ( E.R.O. - " European Radiocommunications Office " )‏

O Gabinete Europeu de Radiocomunicações ( E.R.O. - " European Radiocommunications Office " ) tornou disponível uma nova base de dados, a qual faz a listagem de documentos de acordo com as seguintes categorias :
- Decisões do Comité das Comunicações Electrónicas ( ECC )
- Recomendações do Comité das Comunicações Electrónicas ( ECC )
- Relatórios do Comité das Comunicações Electrónicas ( ECC )
- Decisões da Comissão Europeia
- Resumo de implementações
De acordo com os registos actuais, o maior número de acessos para obtenção de um documento, até agora registado em relação às Recomendações EEC, vai para o T/R 61-01, relativo a Licenças do Serviço de Amador CEPT, seguido logo de perto pelo documento relativo às licenças do tipo " Amateur Radio Novice [Intermediate] ".
Este novo sítio, torna o acesso muito mais facilitado do que no que no principal do E.R.O., porém padece ainda de algumas limitações na fase de pesquisa.
Se pesquisarmos por Serviço de Amador; " Amateur Rádio " em inglês, aparecem apenas e somente quatro referências, enquanto o número de documentos relacionados com este assunto é de facto mais amplo.
Para quem quiser explorar melhor este tema, aqui ficam os contactos :
Gabinete Europeu de Radiocomunicações ou " European Radiocommunications Office " ( " E.R.O. " ), sítio principal em: http://www.ero.dk/
Base de dados do Gabinete Europeu de Radiocomunicações (" E.R.O. " ) em: http://www.erodocdb.dk/.
Documentos mais procurados e outros tópicos de interesse :
T/R 61-01 CEPT Amateur Radio Licence:
http://www.erodocdb.dk/doks/filedownload.aspx?fileid=2322&fileurl=http://www.erodocdb.dk/Docs/doc98

ECC/REC/(05)06 CEPT Novice Radio Amateur Licence [Intermediate]:
http://www.erodocdb.dk/doks/filedownload.aspx?fileid=3141&fileurl=http://www.erodocdb.dk/Docs/doc98

Countries that have implemented CEPT Novice [Intermediate]:
http://www.erodocdb.dk/doks/implement_doc_adm.aspx?docid=2136

ECC Report 089 A radio amateur entry level examination and licence [Foundation]:
http://www.erodocdb.dk/doks/filedownload.aspx?fileid=3266&fileurl=http://www.erodocdb.dk/Docs/doc98

ANACOM - PORTUGAL
A título de informação complementar, aqui fica a informação ( algo desactualizada ), recolhida no sítio da ANACOM ( http://www.anacom.pt ) sobre o E.C.C. - Comité de Comunicações Electrónicas :
1)Os objectivos deste novo Comité ( E.C.C. ) consistem em desenvolver num contexto europeu políticas de regulação ao nível das comunicações electrónicas, criar na Europa um plano harmonizado para o uso eficiente do espectro radioeléctrico, dos recursos de numeração, tendo sempre em conta as necessidades dos consumidores e da indústria, promover a cooperação europeia na preparação dos fora da UIT, encorajar a desregulamentação e a liberalização e encorajar a livre circulação e o uso de equipamento radioeléctrico como forma de promover um mercado mais livre e competitivo.
Em termos de estrutura, o E.C.C., congregou em si as anteriores estruturas do E.R.C. e do E.C.T.R.A., funcionando actualmente um grupo de trabalho com o mandato de reorganizar a estrutura do Comité, a qual deverá estar concluída no final de 2002.
2) Resolução da Assembleia da República n.º41/95 - Convenção para a Criação do Gabinete Europeu de Radiocomunicações ( E.R.O. )

73's de CT1ETL - Miguel Andrade

No comments: