Monday, January 14, 2008

O CB 27 de ontem, hoje e amanhã...


Os hoje radioamadores foram ou são na sua maioria oriundos da Banda do Cidadão, banda ésta onde hoje raramente se ouve alguem ao fim-de-semana ou à noite. Longe vão os tempos das rodinhas de QSO´s que se iniciavam durante ou até altas horas da madrugada, com comentarios técnicos ou simples diversão e jeito de reunião familiar, tempos que olho e recorso com saudosismo e vontade de lá voltar. Vontade ésta que me motiva para tentar de alguma forma dar á CB27 alguma vida e actividade àqueles 40 canais perdidos nos 27mHz.
Neste contexto informo que no canal 15 (outrora o canal dos pescadores) ainda aparece o amigo Caramujo e outras estações da velha guarda, sebem que como diz este amigo a maioria “já se foi embora”. Por estes factos tambem eu vou lá dar de vez enquando um ar da minha graça dando alguma vida aquele canal onde um dia até o fado se cantou em boa e viva voz, era um canal onde reinava a alegria tradicional e popularmente portuguesa. Não me considero pinba ou popularuxo mas parece-me que perder esta tradição cêbeistica de decadas é perder parte da nossa história e identidade, por isso apesar de ser radioamador continuo a promover o CB juntos dos meus amigos, filhos e familiares.
No canal 22, 23 AM e no 34 LSB manteem-se os camionistas com a sua linguagem própria e inerente a sua cultura, no entanto no canal 37 em AM existem Link´s semelhantes aos da Conferência Lusofona que encontramos nas bandas de amador, onde os temas de conversa menteem a cordialidade entre os “irmãos” de lingua oficial portuguesa” apesar dos milhares de km´s que os separam nestes DX´s virtuais.
Fico por vezes chocados com comentarios daqueles que por ignorância da legislação afirmam que não se pode operar em Banda Lateral, desconhecendo estes que não só é licito como até são produzidos rádios para estas novas normas de 1W em AM e SSB e 4W em FM. Se por um lado podemos dizer que 1W é pouco por outro podemos dizer que tal é um desafio ás nossas competências técnicas, pois com uma boa antena com um bom cabo de baixas perdas e bons conectores com 1W em SSB fazem-se muitos Dx´s.





Ao escolher um destes novos rádios CB o comprador deve ter atenção ao facto de ser exigivel um certificado de conformidade e de tal só ser possivel se o equipamento estivar preparado para as multi-normas europeias.


O CB é ainda o meio de comunicação de eleição dos amantes do Todo-o-Terreno, e diga-se que se tem revelado muito eficiente. Certamente que para estes cêbeistas um bom passeio Off-Road não seria o mesmo sem o caracteristico som companheiro do CB.

Pessoalmente gosto muito de um bom QSO local em CB27 FM, que uso tambem para comunicação em expedições e actividades em familia. Como mostra da boa vontade de reactivar o espirito do CB deixaremos de usar o PMR446 em caravana e actividades e passaremos a usar o CB em FM.


Recentemente Empresas e Associações Inglêsas de CB apresentaram à coroa uma petição para a criação de uma CB em UHF à semelhança do que acontece na Australia. Caso a petição seja aceite criará um precedente muito importante para a criação da tão esperada CB em UHF comum a toda a Europa Comunitária.



João Paulo Saraiva
CT1-EBZ
Estação Duke CB27
Estação RESCUE CB PMR446

No comments: